Cadeia alimentar é a sequência unidirecional de matéria e energia trocada entre os seres vivos através da alimentação. Desta forma, os organismos vivos dependem uns dos outros para sobreviver nos diferentes ecossistemas.
A energia e os nutrientes utilizados por todos os seres, através da cadeia alimentar, vai se perdendo no momento de cada transferência, na forma de calor
Este é o primeiro nível trófico da cadeia alimentar. Os produtores são aqueles que produzem o seu próprio alimento (autótrofos), seja através da fotossíntese ou quimiossíntese.
As plantas e os plânctons são os principais exemplos de organismos produtores, pois utilizam os nutrientes do solo e da luz solar para obter energia de modo autossuficiente.
Os organismos produtores serão sempre a base da cadeia alimentar e os seres com maior quantidade de energia.
São todos os seres vivos que precisam se alimentar de outro para obter energia e nutrientes (heterótrofos).
Dentro do grupo dos consumidores existem diferentes classificações:
Dentro do grupo dos consumidores existem diferentes classificações:
- Consumidores Primários: são todos os organismos que se alimentam diretamente dos Produtores. Neste caso, costumam ser animais herbívoros ou onívoros, pois consomem plantas. Exemplos: coelho e vaca.
- Consumidores Secundários: são os seres vivos que se alimentam dos consumidores primários. São carnívoros ou onívoros. Exemplo: ser humano e gato.
- Consumidores Terciários: são os organismos que consomem os secundários. Também podem ser carnívoros ou onívoros. Exemplo: leão e tubarão.
-
Os níveis tróficos podem continuar sucessivamente, mas como a energia é perdida a cada nova transmissão, não costumam existir muitas etapas de consumo numa cadeia alimentar.
Fotos :
Professora Flávia Ximenes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.