Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Para Ane* Walsh (Thaís Lemes)




(Ane* em uma de suas viagens maravilhosas)


Imaginem por um instante o mundo sem professor. Você pode me questionar dizendo que, em nossa essência, todos somos professores, pois sempre ensinamos e aprendemos algo com o passar dos dias. Concordo, mas, mesmo assim, imagine por alguns instantes o mundo sem o professor. Duvido que não vá dar mais valor aos seus! Digo mais: duvideodó, macachera, mocotó! (RS!)
Estranho? Para mim e muitos outros alunos que viveram momentos incríveis nas aulas de biologia da professora Ane, não...
Toda aquela alegria dando aula era contagiante, pois havia ali o prazer de passar conhecimento aos seus alunos. Suas experiências pessoais e seu conhecimento eram muito bem mesclados e davam um valor impressionante em suas conversas. Sim, conversas! Uma vez que, de frente para seus alunos, tudo soava muito mais como uma troca de informações e valores, onde ambos cresciam juntos. Quem, junto dela, nunca se sentiu dentro de um oceano em plena sala de aula?
Não sei qual Ane o mundo todo conhece, mas eu conheci a Ane que era o ô do borogodó! A Ane que transmitia emoção ao ensinar sobre a vida...
Quando um professor se aposenta?
Vou dizer uma feliz verdade: um professor nunca se aposenta, assim como nunca morre. Por mais que o tempo passe há sempre alguém, em algum momento da vida, que irá dizer “isso, aprendi com aquele professor!”, “esse professor marcou minha vida.” ou, até mesmo, “aquele professor foi a pedra no meu sapato!”. Qualquer que seja o comentário, um professor ficará eternamente preso na mente de seus alunos.
Além do fato, que toda escola carrega consigo todos seus professores. São eles que constroem sua história e, juntos, a história de suas crianças.
Não há no mundo, profissão mais admirável e digna de aplausos!
Ane, suas imperfeições foram superficiais, tamanha sua grandeza. Esses vinte anos ainda virão muito a tona e que, a cada sinal da Escola Estadual Clovis Salgado que ouvir tocar, suas lembranças lhe façam sentir abraçada, por todos que puderam ter o prazer de fazer parte da sua história.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.