Pesquisar este blog

sábado, 23 de novembro de 2013

Engenharia da Produção-

Prof. Hélio Lemes Costa Jr.
Me formei na Escola Clóvis Salgado em 1981 e fiz faculdade de Informática em Santa Rita do Sapucaí, trabalhei algum tempo como analista de sistemas e programador, mas logo comecei a dar aulas de informática em Varginha.
Chegou um momento que eu tive que escolher entre trabalhar com tecnologia da informação (TI) ou dar aulas nesta área, pois uma atividade estava prejudicando a outra, e então, optei pelo ensino, pois era o que me dava mais prazer.
Fiz uma pós-graduação, devido à exigência do mercado de trabalho e comecei a dar aulas no Unis-MG, onde fui o primeiro professor do curso de Bacharelado em Informática, em 1997. Tive muitos alunos de Cambuquira, alguns ainda estão na cidade, outros estão espalhados pelo país, trabalhando com TI.
Cursei o mestrado em Engenharia de Produção e comecei a dar aulas em cursos de pós-graduação em todo o Brasil, escrevi dois livros sobre tecnologia e educação e me tornei palestrante em diversos temas relacionados à tecnologia.

Terminei uma segunda graduação em 2007, em Administração, na Faceca, onde eu também fui coordenador do curso de Sistemas de Informação por 10 anos.
No ano passado eu cheguei ao auge da carreira acadêmica, tornando-me doutor em Engenharia de Produção e entrando para a carreira de professor federal no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Unifal-MG, em Varginha.
Confesso que no início eu não gostava muito de estudar (como você pode comprovar, perguntando à Diretora Maria José, e Professores Glória Baltar, Cláudia Martins, Cláudia Campos e Pedro Luiz, todos colegas de Clóvis Salgado), porém hoje, 32 anos após me formar no ginásio, não consigo parar e já tenho planos para um pós-doutorado no exterior.
Resumindo, sempre fui curioso, mas não tinha paciência para a educação tradicional, queira aprender as coisas por mim mesmo, mas depois vi que perdia muito tempo tentando reinventar o que já tinha sido inventado. Desde então, aproveito todas as oportunidades para compreender cada vez melhor os “porquês e os comos” das coisas serem como são.

Tenho imensa saudade do tempo que passei no ginásio Clóvis Salgado (era chamado assim naquela época), onde fiz grandes amigos e onde a base do meu conhecimento foi formada. Reencontrarei os amigos na noite de 4 de novembro, quando farei uma palestra para os alunos do Pronatec.

Quem quiser bater um papo sobre as áreas de Computação, Administração, Engenharia de Produção, Inovação e Tecnologia, me procure neste dia para trocarmos uma ideia.

Muito obrigada.
Família Clóvis Salgado agradece 
e se orgulha de seus "filhos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.