Pesquisar este blog

sábado, 24 de junho de 2017

Festa Junina- Quadrilha dos Alunos Primeiro ano

    


quadrilha é uma contradança de origem holandesa com influência portuguesa, da ilha dos Açores, e também inglesa, que teve seu apogeu no século XVIII na França, onde recebeu o nome de “cachorreira", tornando-se popular nos salões aristocráticos e burgueses do século XVIII em todo o mundo ocidental.
No Brasil, a quadrilha foi originalmente chamada de "Quadrilha de Arraiais", e era parte das comemorações chamadas de festas juninas e surgiu inicialmente no Sul do Brasil, depois passando ser mais dançada no Nordeste ficando mais forró. Um animador vai pronunciando frases enquanto os demais participantes, geralmente em casais, se movimentam de acordo com as mesmas, no sentido Militar, colonial. Para alguns cientistas sociais, especialmente antropólogos, tal forma de entretenimento representa uma permanência do pensamento evolucionista muito em voga principalmente mais tarde, pelas influências do século XIX, onde pessoas que residem em meios urbanos agem de forma estereotipada, zombando dos moradores de áreas rurais mesmo sem se darem conta.
 

 


 Também existe outro tipo de quadrilha chamado de quadrilha de salão, que apareceu bem mais tarde em 1820, no Reino Unido. Na quadrilha de salão há 12 tipos de destaques, viúvos, noivos, florista/floricultor, sinhozinhos, xodó, sinha-moça e sinho-moço, padre, rei, príncipes (geralmente 4 a 5 casais), marcador, puxador e narrador.Em algumas quadrilha há também príncipe , princesa e rei ou rainha. Na quadrilha de salão há também um tema.












 A quadrilha escolhe qualquer tema,e pode haver o casal tema da quadrilha.Os integrantes da quadrilha dançam com um lenço em cada mão (qualquer cor) de aproximadamente 80 cm.A forma dos meninos dançarem é batendo o pé de forma rápida, e as meninas cruzando as pernas e movimentando os lenços.É comum na entrada da quadrilha jogar estalinhos e a venda de comidas típicas .

 
Fotos: Giselle Messias
 
 
Ainda tem mais fotos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.