Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Competição de Xadrez- Pré JEMG


Jorge ,Caio, Isamara , Professor Rafael, Gabriel , Giovanna.
Parabéns Isamara e demais classificados para o JEMG.



    História do Jogo de Xadrez no Brasil
     O xadrez é um jogo onde a lógica e raciocínio são essenciais. A sorte não existe e somente a capacidade de concentração dos competidores que vai definir quem é o vencedor. A origem desse jogo é controversa, lendas contam que foi um jogo criado na Índia e se chamava chaturanga. As regras eram diferentes e 4 pessoas jogavam.

Outra lenda é a de que foi um jogo idealizado pelo Rei Salomão que não queria mais jogos que envolvessem sorte e habilidade física, mas que só dependesse da inteligência e estratégia dos competidores. A lenda conta que o Rei Salomão criou uma competição para que desenvolvessem um jogo com esses critérios e alguém inventou o xadrez.

A história do xadrez no Brasil é longa, os primeiros campeonatos nacionais já eram disputados em 1927. O primeiro campeão foi João de Souza Mendes Junior, ele venceu o campeonato que foi disputado no Rio de Janeiro. Além de enxadrista, Mendes também era médico otorrinolaringologista, médico sanitarista do Instituto Oswaldo Cruz. Mendes disputou diversos campeonatos de xadrez e foi um importante jogador pra a história do xadrez no Brasil.

O primeiro campeonato feminino de xadrez foi disputado em 1960 e a vencedora foi Dora de Castro Rúbio. O torneio ocorreu na cidade de Brusque e foi lá que Dora se consagrou a primeira mulher a ganhar um torneio de xadrez nacional no Brasil.

O grande nome da história do xadrez no Brasil é o enxadrista Henrique Costa Mecking, o Mequinho. É considerado o melhor jogador de xadrez do Brasil e já chegou se tornar o terceiro no ranking mundial, no ano de 1977. Porém Mequinho abandonou os tabuleiros durante um longo período para tratar de uma grave doença.

     (site : Portal Educação)


Um comentário:

  1. Top .competicao muito bem organizada com desempenho dos alunos Excelente

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.