29/07/2011
O coral e a fanfarra da Escola Estadual Clovis Salgado, em Cambuquira – Sul de Minas, vão se apresentar às 9 horas do próximo domingo (31/07), no Parque das Águas. Os grupos são conhecidos entre os 13 mil moradores da região por serem compostos por músicos, em sua maioria estudantes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Quem assistir as apresentações vai ter a oportunidade de escutar obras primas da música clássica e da música popular brasileira. “É um momento de alegria porque neste ano, em que comemoramos o centenário da escola, também conseguimos revitalizar o nosso coral e a reativar a nossa fanfarra que é a menina dos olhos da escola e conta com cerca de 40 integrantes. Nela os estudantes aprendem a tocar instrumentos como o trombone e o sopro”, destaca a vice-diretora, Glória Auxiliadora Doval Baltar.
Com mais de dez anos de existência, o Coral, que atualmente conta com 30 alunos, é uma das ações desenvolvidas dentro do Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas Juventude), junto à fanfarra. Dentro da temática ‘Mundo de Trabalho e Perspectiva de Vida’, os estudantes têm a oportunidade de participarem de diversas atividades voltadas à área musical, como a oficina de canto, na qual aprendem técnicas vocais e as aulas de partituras. “Em agosto, nós vamos dar continuidade aos nossos trabalhos com a equipe do coral e da fanfarra. Vamos realizar oficinas de teoria musical, linguagens e orientação profissional”, adianta a vice-diretora.
As oficinas serão realizadas com o recurso de custeio encaminhado pelo Peas Juventude. Já com o repasse para aquisição de material permanente, a escola vai comprar estante para as partituras e mesa de som, além de um notebook, que vão auxiliar nas apresentações do coral. Uma delas já tem data marcada. O Encontro de Corais de Cambuquira que será realizado em novembro.
Entre os participantes do coral, está o aluno do 3º ano do ensino médio, Evandro Fonseca de Castro Barbosa. Integrante do Peas desde 2009, ele atua este ano como voluntário do Programa. Entre atividades que exercem estão a de pianista no coral e a de auxílio na coordenação das atividades que é realizada com cerca de 90 estudantes. “Procuro atuar como um multiplicador do que aprendo com o projeto dentro da escola”, explica.
Blog:http://blog.educacao.mg.gov.br/wpracs/