Pesquisar este blog

domingo, 24 de julho de 2011

Dona Martha Antiério



A nossa eterna professora de português, que ela sabia ensinar como ninguém, nos deixou um vazio com a sua partida para o andar de cima, como diria o apresentador de tv.
A sua competência indiscutível marcou toda uma geração de alunos dos anos 60 e 70 no Ginásio Estadual Clóvis Salgado em Cambuquira.
A sua maneira especial de ensinar interpretando e inventando histórias era o ponto forte da sua docência, fator esse marcante que registramos indelevelmente nas nossas memórias.
Nas suas aulas, nenhum aluno ficava disperso e divagar em pensamentos. Pois, ela conseguia prender a atenção. Era exigente sem ser intransigente. Poucos não aprendiam com ela. E, se fizeram sucesso na vida, têm que agradecer a essa grande educadora.
Sabia dar valor aos estudantes e para isso tinha um caderno que ela intitulou como o"Livro de Ouro" onde registrou as melhores redações dos seus alunos.
Casou-se pela primeira vez com Francisco Pedalino Costa com quem teve dois filhos. Mais tarde, separada judicialmente, casou com Afrânio Lemos Siqueira, um dos sócio do antigo Hotel Empreza com quem teve uma filha.
Poeta e prosadora deixou algumas obras que infelizmente muitos cambuquirenses nem chegaram a conhecer.
Essa é uma pessoa que sem deixar obras visíveis na paisagem da cidade nos deixou um legado muito mais valioso, a cultura. E, por isso reservo para ela com muita gratidão em meu nome e em nome de outros tantos seus ex-alunos, um especial lugar entre os personagens que fizeram a história de nossa cidade.
 
(100 personalidades dos 100 anos de Cambuquira.
Blog: cambuquira.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.