Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de março de 2011

Depoimento ex-aluna : Maria do Carmo

ORGULHO  por ter tido a imensa sorte e felicidade de ser aluna da primeira turma de formandos "ginasianos" do" Colégio Estadual Clóvis Salgado" de Cambuquira!!!

Era noitinha quando a tia do Dr. João Silva trouxe a notícia: ele havia conseguido, através de liminar junto ao Ministério de Educação que eu, Maria do Carmo, filha da Geralda do Café e de Benedito Teixeira, charreteiro, pudesse fazer a prova seletiva no dia seguinte , para ingressar no Ginásio sem ter feito o então obrigatório "Curso de Admissão"! Fui a primeira aluna em todo Estado a conseguir esta façanha... e, era também época dos lírios florescerem...ficou para sempre em minha memória o perfume dessa flor, símbolo de muitas vitórias que conquistei vida afora...


Queridos Professores Pioneiros:

*Matemática: Tonete Penido, enérgica, maravilhosamente exigente, o que sei, e sei bem, devo a ela.
*Geografia: Dr. Antonio, o baiano mais mineiro que conheci rsrs
*Desenho: a doce Dona Geralda Garcia.
*História: Dirce Penido que nos fazia realmente "viver" a História.
*Inglês: Dr. Serpa Pinto, um português que usava terno de lã e cheirava a charuto. doce senhor...
* Educação Física: Sargento Gianini, que ao nos fazer pular também fazia que nossos seios em desenvolvimento doessem rsrsrs
*Ciências: o grande Sigmund Zabot! um gênio que viveu em Cambuquira.
*Francês: Marta Anthiero que nos deu apenas 2 anos de aula mas...aprendi tão bem que até hoje sei traduzir com facilidade.
*Latim: Dr. Benedito Valias, ótimo professor e dentista.
*Português: minha MESTRA por toda a vida, minha musa, minha guia: MARTA ANTHIERO! exelência em profissionalismo, criatividade, competência e ternura por nós, suas crias...durante os 34 anos em que dei aulas foi Dona Marta o meu mantra, o meu saber conduzir meus alunos. eu a amo! eternamente...
*Nilcéia: nossa primeira secretária com seus suaves olhos azuis...
* Seu Benedito: inspetor de alunos, meio bravinho rsrsrssr
Turminha demais de boa que foi até o fim: dez! 5 garotas e 5 garotos:
*Célia Ponzo, Rosali, Maria Amélia, Filomena e eu.
*Romeu Junqueira, Antonio Carlos Prado, Joaquim Sérgio, Maurício e Valter Ponzo.
OBRIGADA AOS FUNDADORES DO MEU QUERIDO GINÁSIO
OBRIGADA AOS MARAVILHOSOS PROFESSORES
OBRIGADA AOS COLEGAS PELA ÉPOCA FELIZ QUE CONVIVEMOS
OBRIGADA À FORÇA CRIADORA QUE PERMITIU MEU NASCIMENTO EM CAMBUQUIRA E TER SIDO ALUNA E ORADORA DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DO NOSSO AMADO "CLÓVIS SALGADO"

MEIO SÉCULO, UMA VIDA.........................
1968-Acervo E.E.Clóvis Salgado

2 comentários:

  1. Texto bonito! Olha o "era noitinha quando..." . Mais bonito ainda qdo fala dos lírios, misturando beleza e cheiro e sensações de prazer... mara!
    Quanto à dona Marta, foi um belíssima declaração. Quanto aos demais professores, haveria muito mais a dizer... Conta maissssss! M.

    ResponderExcluir
  2. Lindo seu depoimento, também não poderia ser diferente. Vc sempre escreveu muito bem. Exímia poetisa...Parabéns...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.