Convido a muitos a relembrarem e para aqueles que não são dessa época, convido a uma viagem no tempo....
Escola Clóvis Salgado.....anos 70
Na época, nem lembrávamos do nome... para nós era GINÁSIO!
Uniforme: Short azul marinho e camiseta branca com o símbolo da escola no peito.
40 anos atrás.. puxa.. o tempo passa.. passa..
e por mais que passe, não altera o que foi guardado e o que foi importante em nossa vida.
Lá no fundo da memória, ainda hoje, consigo resgatar momentos gloriosos, pessoas..que ficaram marcadas em minha vida.
Atenção: o termo "DONA" era comum na época, e por isso, farei referências utilizando o "dona" para as mulheres...
Dona Vera! - nossa Diretora - Minha segunda mãe, como ela mesma dizia...
Naquela época não tínhamos o conceito de "gente finíssima", mas se aplicaria na totalidade em Dona Vera.
Compreensiva, firme nas decisões e maezona quando era preciso... que saudades!!...
Matemática!!.. Dona Tonetti e depois Luis Carlos... Figuras ímpares em inteligência.. lembro que Dona Tonetti as vezes usava óculos escuros e cochilava na mesa, em plena prova... hahahaha! era a alegria da galera para colar!
Já o Luis Carlos, era covardia ele usar toda a inteligênia dele contra a gente.. sabia demais e além disso, tirava sarro da gente, pois sabia antecipadamente quem iria colar na prova, quem sabia e quem não sabia!!
Saudades desses 2 grandes mestres!
Meu ilustríssimo Edwald Valin - até hoje não esqueci o nome do homem... rsrsrsr - "Pastor", como era chamado por todos.. a história do Brasil e do mundo era com ele... tinha a capacidade de nos fazer embarcar na nau de Cabral e descobrir junto o Brasil..Fantástico.. a gente viajava na história nas aulas dele.
Dona Hebe e a famosa OSPB... é... aula de Organização Social e Política Brasileira - Hebe era rigorosa demais, mas foi com ela que aprendemos política e entendemos que estávamos sob um regime.. que outros mandavam e a gente cumpria...lição aprendida.
Dona Sandra e as aulas de Geografia... a maioria só gostava das aulas porque Sandra era considerada a mais bonita de todas as professoras..e a turma sonhava.. sonhava... e nas provas.. nada de lembrar de planícies e planaltos, mata atlântica ou caatinga....só na Sandra.
Quem se lembra do "Sargento"? Educação Física.... ô Danado! a gente querendo jogar futebol lá no campinho (em cima do ginásio) e ele só dando exercícios, polichinelos, flexões....Cabelos brancos e óculos... na época namorava dona Alicéia...a dos olhos azuis cor de Céu.. doce de pessoa, secretária do Ginásio.
Dona Marta Antierio! -- Podem babar e morrer de inveja.. mas eu fui um dos felizardos que teve ela como professora ,sim!! Uma Dama, uma postura de dar inveja... português limpíssimo e graças a ela, me considero um bom dominador de nosso idioma.
Rafael Antierio - Pai de Dona Marta - Maestro - Nos dava aula de música - nos obrigava (hoje vejo que estava corretíssimo) a cantar o hino nacional antes da aula e demais hinos (da bandeira, da independência, etc..) e nos fazia aplaudir a bandeira nacional, que ficava no canto da sala... quem hoje em dia faz isso???
Dona Irma...Jé t'aime france!!! Ha!!!.. francês! Nessa época no Ginásio! acreditem... e dona Irma nos fazia morrer de vontade de sair falando francês e conhecer Paris... que saudades da musiquinha que ela nos ensinou .. moi.. je constroau des marionette des!.....
Minha querida dona Maria Emília - Ciências - graças à ela pude deixar transbordar minha criatividade e como vencedor em feiras de ciências, fomos juntos para Varginha, Belo Horizonte e São Paulo, levando o nome de nossa Escola.
Dona Suely - Inglês- Já no finalzinho do curso - Grande Mestra, Grande Pessoa - Seu talento finalmente reconhecido anos depois.
Não dá para esquecer o "NEN" - nosso bedel, que nos impedia de matar aula ou ficar gazeteando nos intervalos.
Nossa querida dona NENEM, da cantina... adorávamos o mingáu e detestávamos a tal da sopinha... teve até musiquinha sobre a sopinha de dona Nenem.
Foram tantas pessoas nessa época, que peço perdão àquelas que esteja esquecendo. mas o tempo foi bom demais...
Desfile dos alunos Ginásio-Dia 12 de Maio de 1972-Acervo da Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.