Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Homenagem : Professora Neuza

    Querida Professora Neuza


 Hoje você desfruta dos seus dias de paz, do descanso que tanto fez por merecer a vida toda,
 
 mas nem por isto merece menos a lembrança e a homenagem nesta data.
 
   Todo o nosso reconhecimento e agradecimento ,nós dedicamos a você que durante toda a sua vida
aprendeu para ensinar; que com toda a dedicação, empenho e paciência ajudou a preparar as mentes do futuro, inspirando seus alunos a  aprenderem, a descobrirem, mas também lhes fornecendo bases para que se tornassem melhores pessoas.

   Hoje são todos seus alunos, que honram os seus ensinamentos e lhe prestam a melhor homenagem que jamais poderia desejar.


 Feliz dia para você, e continue desfrutando sua aposentadoria, com a consciência de ter cumprido seu dever! ´

   Saúde e paz é o que lhe deseja a
 Família Clóvis Salgado.
(Sexto ano 15)
 
 Cambuquira, 30 de Novembro 2015
 
(Fotos: Giselle Messias)

Um comentário:

  1. Se há uma criatura que tenha necessidade de formar e manter constantemente firme uma personalidade segura e complexa, essa é o professor.
    Destinado a por-se em contato com a infância e a adolescência, nas suas mais várias e incoerentes modalidades, tendo de compreender as inquietações da criança e do jovem, para bem os orientar e satisfazer sua vida, deve ser também um contínuo aperfeiçoamento, uma concentração permanente de energias que sirvam de base e assegurem a sua possibilidade, variando sobre si mesmo, chegar a apreender cada fenômeno circunstante, conciliando todos os desacordos aparentes, todas as variações humanas nessa visão total indispensável aos educadores.
    É, certamente, uma grande obra chegar a consolidar-se numa personalidade assim. Ser ao mesmo tempo um resultado — como todos somos — da época, do meio, da família, com características próprias, enérgicas, pessoais, e poder ser o que é cada aluno, descer à sua alma, feita de mil complexidades, também, para se poder pôr em contato com ela, e estimular-lhe o poder vital e a capacidade de evolução.
    E ter o coração para se emocionar diante de cada temperamento.
    E ter imaginação para sugerir.
    E ter conhecimentos para enriquecer os caminhos transitados.
    E saber ir e vir em redor desse mistério que existe em cada criatura, fornecendo-lhe cores luminosas para se definir, vibratilidades ardentes para se manifestar, força profunda para se erguer até o máximo, sem vacilações nem perigos. Saber ser poeta para inspirar. Quando a mocidade procura um rumo para a sua vida, leva consigo, no mais íntimo do peito, um exemplo guardado, que lhe serve de ideal.
    Quantas vezes, entre esse ideal e o professor, se abrem enormes precipícios, de onde se originam os mais tristes desenganos e as dúvidas mais dolorosas!
    Como seria admirável se o professor pudesse ser tão perfeito que constituísse, ele mesmo, o exemplo amado de seus alunos!
    E, depois de ter vivido diante dos seus olhos, dirigindo uma classe, pudesse morar para sempre na sua vida, orientando-a e fortalecendo-a com a inesgotável fecundidade da sua recordação.

    (Cecília Meireles)

    Para Neuza com amor e carinho da amiga Cláudia Doval

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.