Pesquisar este blog

sábado, 21 de maio de 2011

Bibliotecas - Sandra Teixeira Ribeiro

BIBLIOTECAs
Colher, roda, martelo, tesoura e livro impresso em papel. O que estas invenções teriam em comum? Segundo o escritor italiano Umberto Eco, são objetos que uma vez inventados não podem ser aprimorados. Exemplificando, disse que ninguém pode fazer uma colher melhor do que uma colher.
Assim também, por mais que a tecnologia digital revolucione o mundo, os livros impressos não deixarão de ser usados, ainda que futuramente suas páginas não sejam mais de papel.  E o mesmo acontecerá com os leitores. Poderão usar a tecnologia digital, mas não deixarão de usar os livros impressos também.
Isto somente justificaria a importância de preservarem-se as bibliotecas, porém é somente um dos fatores entre inúmeros. Outro é que a existência de um espaço público acessível à população – e, inclusive, incorporando as novas tecnologias - serve também de incentivo à cultura que é fundamental para o desenvolvimento dos países e das pessoas. Outro fator que justifica a existência das bibliotecas é o da conservação dos seus prédios, seus acervos e, inclusive, sua própria história, da qual fazem parte milhares de leitores e, especialmente, várias funcionárias.
A nossa cidade, no entanto, além de possuir todos os elementos que fundamentam a necessidade de conservação de sua Biblioteca Pública Municipal Martha Antierio, como a dedicação de suas responsáveis, entre elas a de Dona Elza Dias Camarini, ainda possui mais um: a justa homenagem a Martha Antierio que deixou vários legados a Cambuquira. Como professora, ao participar diretamente da educação de milhares de alunos do Ginásio Estadual nas décadas de 60 e 70 e como escritora, ao se destacar entre os melhores da literatura brasileira com suas obras excelentes e criativas, A Rede e O Desafio aos Limites, publicadas em 1976 e 1977 respectivamente.
 (Nono ano 18-2011-Foto :Giselle Messias)

Um comentário:

  1. discordo de: "ao se destacar entre os melhores da literatura brasileira com suas obras". aí, vamos pegar leve... aliás, você tem alguma dessas duas obras? gostaria de ler. onde consigo? abraço.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.