Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de junho de 2011

O PERSONAGEM QUE PAGOU O PATO 

                        Sandra Teixeira Ribeiro 
De resto, com a propaganda extra que eu fazia dos Almanaques, meus colegas ainda poderiam procurá-los, comprar o fortificante, conferir o horóscopo, as fases da lua e ler as histórias do Jeca Tatu.
O caipira de Monteiro Lobato vivia descalço e esta talvez fosse a principal característica do personagem, aliada, evidentemente, ao seu temperamento, sempre preguiçoso. E enquanto o escritor usava suas histórias para criticar o país e os governos, o Jeca logo se transformava num dos personagens mais amados pelos brasileiros, especialmente pelas crianças.

Mas depois de muita polêmica entre políticos e intelectuais, inclusive partindo do próprio Monteiro Lobato que acabou por se arrepender por retratar o caipira daquela forma, não suportaram mais a jequice do Jeca que, apesar de carismático, fazia caras de dorminhoco.  Quiseram lhe conferir um aspecto mais civilizado e, finalmente, lhe calçaram as botas. Porém inventaram que a providência fora tomada somente porque doenças se transmitiam em quem andasse descalço. O que era verdade, no entanto não era a única verdade, verdade seja dita, pois acreditavam mesmo era que um personagem de quadrinhos apenas, teria o poder de retratar uma classe inteira de brasileiros.
Assim, enquanto o Jeca e as crianças tentavam se acostumar à novidade que nada tinha a ver com o seu universo até então, os quadrinhos seguiam, uns ao lado dos outros, meio esquisitos. Mas eis que logo apareceram também a sua esposa e os seus filhos. Além das galinhas, dos cães, das vacas, dos porcos, dos gatos e dos patos. Todos com as botinas.
Dessa forma, apesar de ficarem bonitinhos com as botinas lustradas, bagunçaram com a personalidade do Jeca Tatu e com a de seus coadjuvantes. A partir dali eles se adaptaram ao mundo urbano como queriam, mas perderam a graça e desapareceram, comprovando que nem os personagens de quadrinhos aceitam desaforos.



FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.