Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Saneamento Básico

Professora Angela (Ciências)



Saneamento básico é um conjunto de medidas que melhoram as condições de vida das pessoas. (É importante para manter a limpeza de uma localidade e garantir a saúde da população). O Saneamento básico consiste em: rede de esgotos, água encanada e tratada, coleta de lixo, calçamento de ruas, rede elétrica, postos de saúde, vacinação para crianças e adultos, vacinação para animais (cães e gatos).

O saneamento básico é de responsabilidade dos governos municipais, estaduais e federal. As pessoas têm o direito ao saneamento básico porque pagam impostos como o IPTU ( imposto predial, territorial, urbano) e taxas de água, esgoto e iluminação pública.

Em muitas cidades o saneamento básico é deficiente, não existe água encanada, rede de esgotos, coleta de lixo, etc; isso faz com que as pessoas adquiram doenças com facilidade, principalmente as crianças.

No Brasil é grande o nº de pessoas que se encontram contaminadas por verminoses e outras doenças devido à falta de saneamento básico.

Mesmo possuindo saneamento básico podemos fazer algumas coisas para melhorar nossas condições de HIGIENE e saúde: não jogar lixo no chão (usar sempre as lixeiras), separar os materiais recicláveis (coleta seletiva), ter sempre higiene com os alimentos, com a água que usamos, limpando as caixas d!água, beber somente água limpa, de preferência filtrada ou fervida, diminuir o lixo, interando cascas de alimentos, restos de comida, que são matérias orgânicas, ter higiene com as roupas que usamos e com os calçados, respeitar o meio ambiente.

O bem estar de todos, de uma comunidade, começa com o bem estar de cada um.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.