Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Fisioterapia



Eu sou Maria Fernanda, estudei no Clóvis Salgado da quinta série ao terceiro ano do ensino médio e atualmente curso Fisioterapia na Universidade Federal de Juiz de Fora.

            Escolher uma profissão pode parecer muito fácil, e pra uns realmente é, mas a grande maioria das pessoas não sente isso! Você deve pensar com calma e se no meio do caminho descobrir que fez a escolha errada não tenha medo de voltar, porque a felicidade vem daquilo que fazemos com prazer!


            Acho que eu sou um bom exemplo disso, demorei algum tempo até fazer essa escolha, e quando falo em “algum tempo” não me refiro aos anos de ensino médio, porque nessa época a única coisa que pensava era em fazer parte de uma trupe de teatro, e sair viajando por aí. Acabei prestando vestibular para Comunicação Social, mas para minha surpresa já no primeiro período eu tinha certeza que isso eu não queria fazer. Foi aí que mergulhei na Fisioterapia, depois de me ver maravilhada com a atuação e a eficácia desse profissional dentro de um hospital...     
                   


Quando se ouve falar em Fisioterapia logo se pensa em um tratamento de alguém que tenha sofrido um acidente, torção e que  tenha quebrado algum osso e passado por um longo tempo engessado/mobilizado, perdendo assim parte de seus movimentos. A fisioterapia entraria aí, ajudando a pessoa a restabelecer seus movimentos, ou grande parte deles. 
                É comum pensar também em pessoas que tenham sofrido derrames, que tenham algum problema neurológico e deficiência física. Mas essa profissão é muito mais ampla(e linda) do que parece...

O fisioterapeuta tem como principal objetivo a busca pela funcionalidade do indivíduo. Ele recupera, previne e minimiza os mais variados problemas. Para ser um bom fisioterapeuta deve-se ter uma amplo conhecimento da anatomia e fisiologia do corpo humano, por isso é necessário se empenhar e estudar bastante.     Para tratar o paciente são utilizados diversos recursos, como os manuais (manipulação e massoterapia), os recursos físicos (eletroterapia, termoterapia, crioterapia, etc) e os exercícios físicos (cinesioterapia), que devem ser no local da lesão ou em todo o corpo.

A FISIOTERAPIA é uma profissão relativamente recente que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Dentre os campos de atuação estão:                                                                                                                                             
Traumato-ortopedia
Tem por objetivo restabelecer a função de músculos, ossos e articulações, como força, amplitude de movimento, coordenação, e propriocepção.
Cardiologia e Pneumologia
Cuidar de pacientes nas fases pré e pós-operatória. Prevenir e tratar doenças respiratórias e cardíacas, além de reabilitar doentes, prescrevendo e aplicando exercícios ligados aos aparelhos respiratório e circulatório.
Terapia intensiva
Tratar pacientes críticos internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), aplicando técnicas para reabilitação respiratória, neurológica e do aparelho musculoesquelético.


Muito Obrigada pela participação.
                                   Família Clóvis Salgado.

Um comentário:

  1. OUTRAS ATUAÇÕES:

    Oncologia
    Preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos e sistemas do paciente, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico.

    Atendimento domiciliar
    Tratar pacientes que necessitam de cuidados mais intensivos, mas que não tenham indicação para internação hospitalar ou que não tenham condição de se deslocar até um serviço de fisioterapia.

    Dermatologia
    Na redução de lesões e aceleração da cicatrização de queimaduras e cortes cirúrgicos.

    Estética
    Em pacientes pós-cirurgia plástica, além de tratamentos estéticos de rejuvenescimento, terapias de Spa, etc...

    Neurologia adulta
    Auxiliar na reabilitação dos pacientes que tiveram derrame cerebral, paralisia e traumatismo de coluna e crânio.

    Neurologia pediátrica
    Auxiliar na reabilitação dos portadores de patologias e síndromes típicas de criança, como paralisia cerebral, síndrome de down, etc...

    Ortopedia e Traumatologia
    Acelerar a recuperação de movimentos e reduzir dores de pacientes com fraturas, traumas ou luxações. Prevenir e reabilitar lesões da coluna vertebral e das articulações causadas por postura incorreta ou esforço repetitivo.

    Ginecologia e Urologia
    Trata pacientes com incontinência urinária, fortalecendo a musculatura do assoalho pélvico. Trata pacientes que retiraram a mama devido ao câncer, ajudando a reduzir edemas e restaurando a mobilidade do local.

    Programa de saúde da Família
    Prevenir e tratar doenças e reabilitar pacientes em unidades básicas de saúde e em domicílio.

    Fisioterapia do trabalho
    Prevenir e tratar doenças relacionadas com o trabalho, como as lesões causadas por esforço repetitivo (LER).

    Fisioterapia esportiva
    Prevenir e reabilitar lesões em atletas e em praticantes de atividades esportivas.

    Indústria de equipamentos
    Pesquisar, desenvolver e testar equipamentos para uso em terapia.

    Universidades
    Atuar no ensino, na pesquisa e na extensão relacionados à atuação do fisioterapeuta.

    Att, Maria Fernanda.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.